Grupo de Teatro ARTEVIDA

O
Projeto GRUPO DE TEATRO ARTEVIDA resultou da união interdisciplinar das áreas de Língua Portuguesa e Arte, no sentido de proporcionar ao aluno a descoberta da arte, o estímulo à sensibilidade, levando-o à compreensão mais profunda do mundo que o cerca e de si mesmo. O projeto iniciou-se no ano de 2001 seguindo por oito anos consecutivos chegando, assim, ao ano de 2009. Foi percebido, ao longo dos anos de trabalho como professoras, que a questão disciplinar na escola estava cada vez mais em pauta, sendo discutida e buscando-se formas de resolvê-la. Observou-se, também, que a questão do trabalho com a linguagem na escola e o “como” lidar com as suas variedades, culta e coloquial, apareciam como assuntos eminentes e primordiais. Tendo a necessidade de criar situações psicossociais que levassem o aluno a (re)descobrir as variedades linguísticas, integrá-las e utilizá-las num processo real de interação verbal. Entendeu-se, desta maneira, que a arte e, principalmente, o teatro atuaria como papel preponderante no sentido da sensibilização e da possibilidade do aparecimento de uma situação de intercâmbio da linguagem verbal e visual. Assim a união da arte, Educação Artística, e linguagem, Língua Portuguesa, tornou-se interessante e muito proveitosa. Verificou-se, ainda, que o teatro sempre esteve presente na escola, como vontade de atuação entre os alunos, porém feito de maneira empírica, apressada, frustando, algumas vezes, os participantes em suas apresentações. Pois os mesmos não possuíam um tempo, e espaço específicos para ensaios, bem como embasamento prático e teórico para melhor realizarem suas apresentações. A partir desse interesse genuíno, viu-se que o teatro poderia auxiliar, de maneira muito significativa, na melhoria da auto-estima dos alunos participantes, no desenvolvimento de sua linguagem e utilização da mesma, atingindo, também, os demais alunos espectadores. Sintetizando, baseou-se na definição de que o aluno-ator é um corpo e uma voz, utilizando suas capacidades plásticas e linguísticas. Portanto, o Projeto de Teatro Artevida é voltado para todos aqueles que queiram melhorar seu desempenho na vida social, afetiva e educacional como um todo, bem como na formação de espectadores e cidadãos.

A partir de 2010 o projeto foi reformulado, passando a ter como tema central a contação de histórias, onde visa desenvolver o hábito da leitura, exercitar a oralidade e as habilidades de ler, resumir, contar, representar, além de preparar o aluno para a exposição oral, no que diz respeito ao uso do corpo, voz, gestualidade e expressividade.Por meio de dinâmicas diversas busca-se despertar o contador de histórias que existe em cada um, estimulando a imaginação e a sensibilidade e familiarizando o mesmo com as técnicas de ouvir e contar histórias.As aulas são divididas em três etapas. Na primeira etapa são realizados estudos sobre tema que envolve o projeto, técnicas de relaxamento e jogos teatrais nos quais o aluno se solta aos poucos e aprende a técnica da encenação.Na segunda etapa, continuamos com o relaxamento, jogos dramáticos e iniciamos a seleção de livros a serem trabalhados, onde os alunos ensaiarão a técnica de contar e representar as histórias dos mesmos.Por último, realizamos rodas de contação de história, onde os livros selecionados serão apresentados para as crianças.

Responsável pelo projeto:

Carmen Maria Bridi

Contatos pelo Tel.: 33271394 (turno vespertino)


email:grupodeteatroartevida@hotmail.com


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Apresentação do Livro: Cinderela - outubro de 2011

Cinderela era filha de um comerciante rico, porém quando seu pai morreu, a madrasta malvada e as duas filhas fizeram Cinderela de criada. Um dia houve um baile, mas Cinderela não poderia ir pois tinha de limpar a casa e não tinha um vestido bonito para usar na festa. Sua fada madrinha apareceu e limpou toda a casa num piscar de olhos e deu um vestido lindo para Cinderela, porém, ele só duraria até meia noite. O príncipe se apaixonou por Cinderela e, na volta para casa, ela deixou cair na escada seu sapatinho de cristal. Querendo encontrá-la, o príncipe ordenou que todas as moças do reino experimentassem o sapato. Cinderela experimentou e o sapato serviu. A jovem e o príncipe se casaram e viveram felizes para sempre





























Apresentação do Livro: Os três reis MAGROS - outubro de 2011

De: Cláudia Figueyra

Um conto de Natal atualizado, com lindas imagens para recriar, de forma comovente, a história dos três Reis Magos e seus presentes muito especiais... Prêmio: Menção Honrosa Adolfo Aizen - Categoria Contos Juvenis (inédito) (2006)












Apresentação do Livro: Ponto por Ponto Costura Pronta - outubro de 2011

De: Lúcia Pimentel Góes

Mostra, passo a passo, todo o processo da confecção da blusa de Gerusa principal personagem do livro. Mostra a agulha, leva o leitor até a fazenda onde é produzido o algodão e nos apresenta ao agricultor que cuida da planta que é transformada em tecido. Nesta interessante história escrita para as crianças, a autora revela os instrumentos, movimentos e trabalho necessário para permitir que a blusa de Gerusa fique pronta e linda. Uma "lenga-lenga" divertida que pode ser lida em vários ritmos e encantar todas as crianças.